O dia 1º de Maio é conhecido mundialmente como o Dia do Trabalho. Para os católicos, porém, este dia também é marcado pela festa de São José Operário.
Essa celebração foi instituída pelo Papa Pio XII em 1955, para dar aos trabalhadores um padroeiro celestial e, ao mesmo tempo, trazer um sentido cristão a uma data muitas vezes associada a outras ideologias.
A escolha de São José não foi aleatória. O esposo de Maria e pai adotivo de Jesus é apresentado nos Evangelhos como um carpinteiro, um artesão de Nazaré.
A Igreja Católica vê em sua figura humilde e trabalhadora um modelo para todos aqueles que ganham a vida com o suor do rosto.
Essa figura tão importante, mas muitas vezes discreta nos relatos bíblicos, é o foco do documentário Coração de Pai.
O filme se propõe a ser uma viagem investigativa em busca dos vestígios e da influência de São José no mundo atual.
A produção reúne testemunhos de pessoas comuns cujas vidas foram profundamente marcadas pela intercessão daquele que consideram um pai espiritual.
Mais do que apenas um perfil histórico, Coração de Pai se debruça sobre a ação de São José na vida contemporânea.
O filme apresenta testemunhos de pessoas que afirmam terem tido suas vidas transformadas por São José, enfatizando sua “ação especial” em meio à crise da figura paterna e à necessidade de fortalecer a unidade familiar. A produção também destaca o apoio de papas, como Pio IX, que nomeou São José Patrono da Igreja, e Francisco, que declarou 2021 como o Ano Jubilar de São José.
O documentário, escrito e dirigido pelo espanhol Andrés Garrigó e produzido pela Goya Producciones, viaja por locais como Cotignac (França), Tuscania (Itália), Toledo, Ávila e Barcelona (Espanha) para colher essas histórias de fé.
Coração de Pai tem nota 7,3 no site de avaliações IMDB e foi distribuído no Brasil pela Kolbe Arte.
O documentário está disponível na plataforma de streaming da Brasil Paralelo. Além de filmes e séries selecionados pela qualidade, a plataforma também tem todas as produções originais.
Clique aqui e garanta seu acesso por apenas R$15 ao mês.
Fonte: Brasil Paralelo