sábado, agosto 2, 2025

Festival de Parintins 2025 começa nesta sexta com três noites de duelo entre Caprichoso e Garantido

Compartilhar

58º Festival Folclórico de Parintins começa nesta sexta-feira (27) e segue até domingo (29), no município localizado no interior do Amazonas. Realizado há mais de cinco décadas, o espetáculo coloca frente a frente os bois Caprichoso e Garantido em uma das maiores manifestações culturais do Norte do Brasil. 

Parintins, ilha situada a 370 km de Manaus, entra em clima de festa e rivalidade no mês de junho. A cidade se divide entre o vermelho do Garantido e o azul do Caprichoso

A paixão pelo boi-bumbá toma conta das ruas, famílias e até dos símbolos urbanos — como faixas de pedestres e placas de trânsito — que adotam as cores das torcidas. 

Neste ano, o Caprichoso defende o tema “É tempo de retomada”, abordando a resistência dos povos da floresta e a ancestralidade amazônica. O boi azul busca seu tetracampeonato inédito. 

Ao longo das três noites, o boi azul abordará a luta de indígenas, negros e nordestinos, a força do povo preto na Amazônia e a importância de preservar a floresta e suas culturas. 

Entenda: A fé em São João que deu vida aos bois Caprichoso e Garantido em Parintins no AM

Já o Garantido entra na arena com o tema “Boi do povo, boi do povão”, exaltando a origem popular da festa e tentando conquistar seu 33º título. 

As três noites trarão os subtemas “Somos os povos da floresta”, “Terra Brasileira” e “Boi do Brasil”, exaltando a origem popular do boi, a diversidade cultural da Amazônia e a resistência do povo. 

As apresentações acontecem no Bumbódromo, arena com formato de cabeça de boi construída especialmente para o festival. 

Durante as três noites, os bois se revezam na ordem das apresentações. Em sorteio realizado na última semana, ficou definido que o Garantido abre a primeira noite e encerra as duas últimas: 

  • Sexta-feira (27):
    Abre: Garantido ❤️
    Encerra: Caprichoso ⭐
  • Sábado (28):
    Abre: Caprichoso ⭐
    Encerra: Garantido ❤️
  • Domingo (29):
    Abre: Caprichoso ⭐
    Encerra: Garantido ❤️

De campanha religiosa a um dos maiores espetáculos do Brasil

Criado em 1965 como uma campanha para arrecadar fundos para a construção da catedral da cidade, o Festival ganhou força com a entrada dos bois no ano seguinte. De lá para cá, o evento cresceu e se consolidou como um dos maiores espetáculos a céu aberto da América Latina, misturando arte, fé e tradição. 

Apenas é possível chegar à cidade por avião ou barco. A viagem fluvial até a ilha dura cerca de 12 horas pelo Rio Amazonas. A expectativa é de que cerca de 120 mil pessoas acompanhem os festejos neste fim de semana.

Fonte: G1

Leia mais

Notícias Locais