Marcio dos Santos Nepomuceno, mais conhecido como Marcinho VP, se prepara para lançar mais um livro. Intitulado A Cor da Lei, a obra será lançada neste sábado (12/7), no Complexo do Alemão, onde Marcinho foi chefe do tráfico nos anos 1990.
De acordo com Marcinho, o livro marca uma nova etapa na vida dele, após quase 30 anos preso por envolvimento com o tráfico de drogas e homicídios. Dono de uma extensa ficha criminal, ele é considerado um dos criminosos mais perigosos do país.
“São décadas em cárcere, perdi muito, perdi meus filhos, perdi tempo e oportunidades. Mas, no meio de tudo isso, achei uma força que eu nem sabia que tinha. Comecei a escrever, a compor, a estudar, tudo pra tentar ser alguém melhor”, declarou ele, por meio da assessoria.
Marcio aproveitou para refletir sobre a dificuldade de ressocializar após o período de carceragem: “Mesmo com todas as mudanças, com todo esforço, percebo que ninguém realmente quer conhecer o Marcio e ver que posso e quero começar minha vida do 0”.
“Ninguém me dá uma chance de provar que mudei de verdade. A gente escuta falar sobre ressocializar, sobre dar uma nova oportunidade, mas na hora H, o que vejo é o olhar de reprovação, é como se só uma coisa fosse possível: pagar pelo erro e ficar guardado na lembrança como alguém que não tem salvação. Eu mudei pela minha família, pela minha verdade e pelos aprendizados que tive ao longo da vida”, finalizou.
Livro de Marcinho VP
Em A Cor da Lei, o traficante apresenta uma trama ambientada no Rio de Janeiro, onde a cidade se transforma em metáfora de um tabuleiro de xadrez, e seus personagens são peças movidas por justiça, ambição e desigualdade.
Segundo a sinopse, a narrativa percorre os becos, tribunais e contrastes da metrópole, revelando histórias marcadas por superação, queda e escolhas morais em um sistema jurídico muitas vezes falho.
Fonte: Metrópoles