terça-feira, agosto 5, 2025

Médico revela o que acontece quando você toma magnésio e ferro juntos

Compartilhar

Os suplementos de vitaminas e minerais se tornaram aliados de muitas pessoas que não conseguem ingerir os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. No entanto, mesmo sendo extremamente práticas, caso não sejam consumidas corretamente, essas substâncias podem ser prejudiciais.

Além de ser importante se atentar para o horário da suplementação, o uso combinado de algumas vitaminas também deve ser uma preocupação. De acordo com o médico Felipe Xavier Camargo, entre as pílulas vitamínicas que não devem ser ingeridas simultaneamente estão a de ferro e magnésio, pois as interações podem afetar a absorção de ambos os minerais.

“O ferro é melhor absorvido em um ambiente ácido e em jejum, enquanto o magnésio pode competir com o ferro pela absorção no trato gastrointestinal”, alerta o profissional.

Por isso, Camargo indica o consumo do ferro em jejum ou com vitamina C, que, de acordo com a orientação da Sociedade Americana de Gastroenterologia, pode melhorar a absorção do mineral. Já o magnésio, de acordo com o especialista, basta tomar em um momento diferente do dia.

Melhor horário para tomar os suplementos

Segundo as recomendações do médico, que também atua como professor de medicina do Uniceplac, o ferro deve ser tomado em jejum ou longe de refeições ricas em cálcio e cafeína, pois esses fatores reduzem sua absorção. “Tomá-lo com uma fonte de vitamina C, como suco de laranja natural, pode potencializar sua biodisponibilidade”, indica Camargo.

Para não competir com a absorção de outros nutrientes, o magnésio pode ser tomado à noite. “Ele pode auxiliar na qualidade do sono e no relaxamento muscular”, detalha.

Apesar das recomendações, antes de iniciar uma suplementação, é preciso procurar um profissional da saúde para um atendimento personalizado.

Fonte: Metrópoles

Leia mais

Notícias Locais